2007-09-19

Para que serve a Lógica?

Para que serve a Lógica?
Outra pergunta clássica.
Nos manuais, é frequente ler-se que a Lógica adestra o raciocínio, ajuda a pensar, torna-nos mais espertos e obsta a que sejamos enganados com frequência, ensinando-nos a distinguir juízos correctos de juízos falaciosos.
Há que ser cauteloso. Os autores de manuais de Lógica são normalmente professores que vivem a angústia de perderem o emprego, por a sua disciplina não ser considerada suficientemente importante para permanecer nos programas curriculares.
Não sendo nenhuma daquelas virtudes e potencialidades propriamente falsa, a verdade é que a Lógica, só por si, não garante a ninguém o sucesso na vida.
É certo que, a longo prazo, os juízos falaciosos e ilógicos tendem a ser descartados e superados. Mas, no curto e médio prazo, pode perfeitamente acontecer que um estudioso e seguro conhecedor da Lógica e dos seus domínios morra de fome, e um destituído incapaz de articular um juízo inteligível alcance um invejável estatuto de milionário.
Mais razoável e prudente, é, pois, admitir que a Lógica, como a Filosofia, não serve para nada. Aí reside, de resto, a sua grandeza. As actividades inúteis e sem um objectivo mesquinho imediato são uma prorrogativa dos deuses.
Adicionalmente, a Lógica porporciona aos seus cultores um indescritível e inigualável prazer lúdico. Só que esse prazer não se ensina, nem pode transmitir-se. Aprofunda-se com o estudo, até se chegar ao êxtase intelectual que gera o espanto. Simplesmente, para se aprofundar o estudo de qualquer matéria, tem que se começar. E só começa com gosto quem já estiver motivado.
Não é crime nem pecado não saber nada de Lógica. Não vale a pena forçar o seu estudo.

7 comentários:

pbl disse...

Falta de atenção minha.
Afinal, esta cagada está assinada pela ténia com dedos.
Não volto cá.
E escusa de me tentar demover.
Não volto e pronto.

Su disse...

deverias como o filosofo escrever na porta.....aqui não entra quem não estiver espantado de existir...+- isto

jocas maradas

Unknown disse...

se... tivesse lógica não falavamos disso!

Anónimo disse...

meu pai em q fui me meter não entendi nada.
so queria saber como usar a tabela verdade

Anónimo disse...

Lógica? mas o que é isso? pensei que pessoas inteligentes soubessem que lógica não existe porque o que é lógico para mim não o é para si e assim sucessivamente para todas as pessoas, então aonde está essa lógica ou por outras palavras- qual é a lógica certa a que eu posso passar com toda a certeza -

Anónimo disse...

PUT KEEP ARE YOU!!!

Unknown disse...

Broooooooo you are soo ganda fixe :D #ganda fixe #diagovski #ReiDosCeus Caralho !!! !!